domingo, 18 de novembro de 2012

Dia do Carbono Neutro


POLÍCIA FEDERAL DE MONTES CLAROS LANÇA MAIS UMA EDIÇÃO DO PROGRAMA CARBONO NEUTRO

250 mudas de árvores nativas serão plantadas em Escola Municipal e no entorno da Lagoa da Pampulha, em Montes Claros

A Delegacia de Polícia Federal de Montes Claros, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas – IEF, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Polícia Militar, através do Programa Jovens Construindo Cidadania, Polícia Ambiental e outras instituições ligadas ao meio ambiente realizará nesta próxima terça-feira, 13 de novembro de 2012, às 9:00 horas da manhã, na Escola Municipal Celestino Pereira, bairro Jardim Primavera, em Montes Claros, mais uma edição do PROGRAMA CARBONO NEUTRO, realizado anualmente em todo o país, através do plantio de mudas de árvores nativas com a finalidade de neutralizar as emissões de gases de efeito estufa.
No dia 14 de novembro, quarta-feira, será a vez da Lagoa da Pampulha receber o plantio de novas mudas de árvores nativas, em continuidade ao projeto realizado no ano passado.
O projeto Carbono Neutro foi iniciado em 2008, com a intenção de compensar a emissão de gás carbônico gerado pelas operações e trabalhos da Polícia Federal em todo o Brasil. Durante esta semana, todas as Delegacias de Polícia Federal do país estarão desenvolvendo simultaneamente o plantio de mudas nativas em suas respectivas cidades, onde o projeto está sendo implementado.
O chefe da Delegacia de Polícia Federal em Montes Claros, Delegado Marcelo Eduardo Freitas ressalta a importância do projeto: “essa iniciativa da Polícia Federal é um exemplo de preservação e conscientização ambiental. Precisamos de mais projetos semelhantes a esse em todo o Brasil. Esperamos que outros órgãos públicos, empresas particulares e a própria comunidade local sigam nosso exemplo.”
Segundo o Delegado da PF, “esse é o quarto ano que o Programa Carbono Neutro é realizado em Montes Claros. Em 2009, foram plantadas 500 mudas de árvores nativas no interior do Parque Municipal, com o intuito de recuperar parte da mata nativa que foi devastada nos últimos anos. Em 2010, o projeto coordenou o plantio de árvores ao longo da Avenida Sanitária, próximo ao Shoping Ibituruna Center e Parque Guimarães Rosa. Em 2011, cerca de 300 mudas de árvores nativas foram plantadas no entorno da Lagoa Pampulha de Montes Claros, no bairro Interlagos.
O Delegado Marcelo explica que “para calcular o total de emissões, são levadas em conta informações como o gasto de combustíveis nas viaturas, gasto de energia elétrica e até mesmo números de passagens aéreas compradas pelo órgão. Os cálculos são feitos por uma equipe de servidores da própria Polícia Federal”.
Ele destaca que a Polícia Federal foi o primeiro órgão público a tomar este tipo de iniciativa, e acabou tendo o trabalho reconhecido ao receber o Prêmio Época de Mudanças Climáticas. A PF também foi pioneira ao ingressar no Programa Brasileiro “GHG Protocol” (Greenhouse Gas Protocol), e hoje é um dos membros fundadores.
Participarão do evento, além das crianças e adolescentes da Escola Municipal Celestino Pereira, alunos de outras escolas convidadas, os quais ajudarão no plantio das árvores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário