domingo, 13 de maio de 2012

HISTÓRIA DO JCC

O programa de origem ao JCC, o Youth Crime Watch (Jovens Contra o Crime), foi criado nos Estados Unidos da América do Norte em 1979 como conseqüência direta de uma comunidade inconformada, que se uniu contra a injustiça após o caso de violência sexual contra uma jovem de 12 anos. O programa experimental Youth Crime Watch, inicialmente criado na Flórida, foi um sucesso total. No seu primeiro ano de implantação, o programa ajudou a reduzir os problemas de drogas e crimes nas escolas nas quais o projeto foi implantado. As reduções foram em níveis superiores a cinqüenta por cento (50%). Igualmente importante foi a mudança nas atitudes dos estudantes. Eles estavam aprendendo que tinham o poder de fazer a diferença. Estudantes estavam notificando crimes, puderam-se notar resultados positivos e um significante aumento na moral dos jovens. O Youth Crime Watch se tornou uma entidade nacional em 1986 com a criação do Youth Crime Watch of América, uma organização sem fins lucrativos visando apoiar e dar seguimento ao sucesso do Youth Crime Watch, ajudando a difundir os ideais por todos os Estados Unidos da América do Norte.

JCC provê aos jovens toda a assistência necessária para o desenvolvimento de programas liderados por jovens cuja missão inclua qualquer um dos nove componentes do JCC. Estes componentes são partes da filosofia “Observe – Ajude” do JCC.

Em Montes Claros desde 2009, as primeiras escolas e receberem o Programa JCC  foram a E. E. Profª Dilma Quadros, e a E. M. Ruy Lage. O Policial Militar CB PM Santos é o orientador do Programa, juntamente com a professora e psicopedagoga Rosemary Carvalho Santos, ambos empenhados em tornar o JCC cada vez mais dinâmico. Em 2010, o Programa JCC foi estendido às Escolas: Estadual Profª Cristina Guimarães, e Municipal Mestra Fininha. Em 2011, as escolas que receberam o JCC foram as Municipais Alcides Carvalho, Geraldo Pereira de Souza, Maria de Lourdes Pinheiro e a Estadual Antônio Figueira. Atualmente, o JCC atende diretamente a 04 escolas e 02 centros de convivência, e indiretamente, todas as escolas que necessitarem podem solicitar palestras relacionadas aos temas desenvolvidos pelo Programa, sempre relacionados à formação cidadã dos jovens.

Nossos objetivos são:

1.    Criar um ambiente livre de crimes e drogas, através de um movimento liderado pelos próprios jovens.
2.    Ressaltar a importância de boas atitudes, promover o valor cívico e estimular autoconfiança nos jovens.
3.    Fazer com que os próprios jovens sejam os instrumentos de prevenção de crimes, uso de drogas e violência nas escolas e comunidades.
JCC é um programa excepcional! Qualquer pessoa que possua a intenção de ajudar os jovens pode começar um programa como esse, seja você um jovem ou um adulto, um assistente social ou policial, um aluno ou professor. O JCC é bem sucedido por causa da sua capacidade de flexibilidade e adaptação, provendo um leque de atividades de prevenção a crimes praticados por jovens.
Observe! Ajude!
Uma vez que nenhuma comunidade ou escola é idêntica, o programa JCC oferece uma variedade de componentes baseados na nossa filosofia “Observe! Ajude!”. Comunidades sob o programa JCC podem adotar um ou todos os componentes dependendo da sua situação única.

COMPONENTES

1.    Notificação de Crimes
2.    Patrulhas Jovens
3.    Educação na Prevenção de Drogas, Violência e Crime
4.    Segurança no Transporte
5.    Aconselhamento
6.    Resolução de Conflitos
7.    Conciliação
8.    Ensino em diferentes faixas etárias
9.    Projetos de Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário